EUA autorizam teste para detectar gripe aviária em 40 minutos

A autoridade reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou nesta terça-feira a comercialização de um novo teste para detectar, em menos de 40 minutos, a presença do vírus da gripe aviária (A/H5N1) em humanos.

AFP |

O teste, chamado de "Advantage A/H5N1 Flu Test", pode detectar o vírus na garganta e no nariz, a partir de amostras de saliva e de fluido da mucosa nasal, em pessoas com os sintomas da gripe aviária.

O novo teste, que identifica a proteína NS1, é muito mais veloz que os testes precedentes, que demoram entre três e quatro horas para apontar a presença do vírus A/H5N1.

"Este teste é uma ferramenta importante para ajudar a identificar rapidamente o início de uma infecção pelo vírus A/H5N1 da gripe aviária, de modo a reduzir a exposição a um grupo extenso da população", destacou Daniel Schultz, responsável da FDA (Food and Drug Administration).

"A autorização deste teste representa um avanço maior para proteger o público contra a ameaça de uma pandemia de gripe aviária", disse Schultz.

js/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG