As autoridades médicas dos Estados Unidos divulgaram nesta terça-feira uma série de recomendações sobre exercícios físicos que contribuem para manter a saúde e combater a obesidade.

Os adultos obtêm ganhos significativos fazendo duas horas e meia de exercício aeróbico de intensidade moderada por semana, como andar de bicicleta ou caminhar, enquanto as crianças devem realizar ao menos uma hora de atividade física diária, destaca o novo guia da secretaria americana de Saúde.

As recomendações foram concebidas para que os americanos possam adequar facilmente os exercícios físicos às atividades cotidianas.

"É muito importante para todos os americanos estar fisicamente ativos e este guia ensina como integrar a atividade física à rotina diária", destacou o secretário de Saúde, Mike Leavitt.

A atividade física regular reduz nos adultos o risco de doenças coronárias, ataques cerebrais, hipertensão arterial, diabetes, câncer de colo e de mama, e depressão.

O exercício também facilita o funcionamento mental de pessoas idosas.

A atividade física entre crianças e adolescentes permite melhorar suas funções cardiorrespiratórias e muscular, e reforça os ossos.

O novo guia de atividade física para os americanos é o mais completo já publicado nos Estados Unidos e está baseado em mais de dez anos de pesquisas científicas.

js/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.