EUA após eleições é foco da reunião de amanhã do Grupo do Rio

México, 12 nov (EFE).- Vários chanceleres dos 22 países-membros do Grupo do Rio se reunirão amanhã no México para discutir as relações da América Latina e do Caribe com os Estados Unidos, a partir da recente eleição americana, informou hoje o Governo mexicano.

EFE |

Durante o encontro, na cidade de Zacatecas, no centro-norte do país, se analisará também "a conjuntura financeira internacional", informou hoje a Chancelaria do México em comunicado.

Fontes da Chancelaria disseram à Agência à Efe que está confirmada a presença de dez ministros e outros dez vice-ministros, entre eles o do Brasil.

Dos países membros, apenas Bolívia e Belize enviarão representantes de menor categoria.

Os ministros e vice-ministros discutirão também "o fortalecimento e a projeção futura do Grupo do Rio visando a consolidá-lo como espaço de debate na região e interlocutor de primeiro ordem no cenário global", destacou a Chancelaria mexicana.

Um dia após concluído o encontro, será feita na mesma cidade mexicana uma reunião de altos funcionários da cúpula de América Latina e Caribe sobre integração e desenvolvimento, que acontecerá em Salvador, no Brasil, em 16 e 17 de dezembro.

O Grupo do Rio é formado por Brasil, Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. EFE jd/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG