firme da ONU à Coreia do Norte - Mundo - iG" /

EUA apoiam Japão em busca de resposta firme da ONU à Coreia do Norte

Nações Unidas, 5 abr (EFE).- Os Estados Unidos buscarão que uma resposta firme e apropriada, em apoio ao Japão, saia do Conselho de Segurança da ONU que se reúne hoje para discutir a situação criada pelo lançamento de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte.

EFE |

O Governo de Washington "está trabalhando muito de perto com o Japão e, do Conselho de Segurança, tentaremos o mais firme e adequado das respostas que possa ser alcançadas", disse hoje a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, em declarações ao programa semanal "This Week", da rede de televisão "ABC".

Rice disse que os Estados Unidos estão em estreito contato com Japão e Coreia do Sul, e que hoje mesmo também conversou a respeito com a Rússia e China, em busca de uma resposta adequada à decisão norte-coreana, que deve chegar através de uma resolução do Conselho.

Sobre a posição da China, que rejeita reforçar as sanções já existentes sobre a Coreia deo Norte, Rice disse que há estreitos contatos com Pequim, e que esse país e os EUA "compartilham o objetivo de uma península da Coreia desnuclearizada".

Para os EUA, a preocupação é "evitar que a Coreia do Norte continue e distribua armas nucleares".

"Vemos a Coreia do Norte como uma ameaça de proliferação. Suas ações destacam que nossa preocupação não é só devido a sua capacidade de desenvolver armas nucleares, mas de disseminá-las", disse Rice.

O Governo de Pyongyang lançou um foguete de longo alcance às 23h30 de Brasília do sábado que sobrevoou o Japão sem causar danos e cuja primeira fase caiu no mar, e que deu lugar a que o Japão solicitasse ao Conselho de Segurança da ONU uma reunião de urgência que começará às 16h de Brasília. EFE emm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG