Washington, 12 jan (EFE).- O Governo dos Estados Unidos apoiou hoje a construção do muro que o Egito está erguendo na fronteira com a Faixa de Gaza ao alegar que serve para frear o contrabando de armas em território palestino.

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Gordon Duguid, afirmou hoje em coletiva de imprensa que os EUA viram que o Egito realiza "atividades" que conterão o contrabando de armas para Gaza, algo que acredita ser necessário.

Duguid ressaltou, no entanto, que ao mesmo tempo é preciso buscar uma maneira de melhorar a vida dos cidadãos comuns de Gaza através do fornecimento de ajuda humanitária.

"Também apoiamos um maior acesso para as provisões de ajuda humanitária para Gaza. Há canais estabelecidos para isso e esses itens não devem ser obstaculizados pelo Hamas ou por qualquer um Gaza", disse o porta-voz.

De acordo com informações divulgadas em Israel, as autoridades egípcias estão construindo um muro na fronteira com Gaza que penetrará no solo a uma profundidade de até 30 metros. A medida busca acabar com os túneis clandestinos por onde entram artigos de contrabando para o território palestino.

Esses túneis servem para levar produtos básicos à população de Gaza, embora Israel sustente que também foram feitos para introduzir armas destinadas aos grupos palestinos.

O Governo do Egito reconheceu apenas que faz "construções" na região para proteger seu território. EFE cai/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.