EUA aplaudem iniciativa do R.Unido para conseguir segurança nuclear

Washington, 16 jul (EFE). O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se mostrou hoje satisfeito pela iniciativa do Reino Unido para conseguir a segurança nuclear que foi apresentada pelo primeiro-ministro Gordon Brown ao Parlamento do país.

EFE |

Segundo Mike Hammer, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, esse relatório reconhece que a demanda de energia nuclear pode aumentar nas próximas décadas.

"O presidente concorda que é essencial agir agora para assegurar que a ameaça do terrorismo nuclear diminua, assim como tomar medidas para reforçar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear", declarou Hammer em comunicado.

O relatório do primeiro-ministro do Reino Unido traçou a estratégia do país sobre desarmamento e não-proliferação nuclear rumo à conferência sobre a revisão do tratado que será realizada em Washington em março de 2010.

"Aplaudimos a decisão manifestada no relatório de atender, com nossos aliados internacionais, desafios imediatos para o regime de não-proliferação como os representados pelo Irã e pela Coreia do Norte", acrescenta a declaração.

Os dois países foram acusados pelos EUA de conduzir programas de desenvolvimento nuclear.

Em seu relatório, Brown diz que é necessário desenvolver uma estratégia global coerente para "controlar a energia nuclear pacífica" e avançar rumo a um mundo no qual não haja armas nucleares. EFE ojl/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG