EUA anunciam suspensão de ajuda energética à Coréia do Norte

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira que a ajuda energética à Coréia do Norte será suspensa até que Pyongyang aceite um protocolo de verificação de suas atividades nucleares.

AFP |

"As entregas de combustível não vão continuar sem verificação", declarou o porta-voz do departamento de Estado, Sean McCormack, destacando que os cinco países que participam das negociações sobre o programa nuclear norte-coreano chegaram a um acordo sobre a suspensão desta ajuda energética.

O porta-voz frisou que uma entrega de combustível procedente da Rússia já está em andamento, mas ressaltou que será a última se Pyongyang não aceitar os procedimentos de verificação definidos durante as negociações.

Os seis países que estão envolvidos nas negociações sobre o programa nuclear da Coréia do Norte (Coréia do Sul, Estados Unidos, Rússia, China e Japão) tinham chegado a um acordo para que Pyongyang recebesse uma ajuda de um milhão de toneladas de combustível em troca da desativação e do desmantelamento de suas instalações nucleares.

Leia mais sobre Coréia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG