EUA anunciam retirada de 12 mil soldados do Iraque em setembro

Bagdá, 8 mar (EFE).- O porta-voz do Exército americano no Iraque, David Perkins, anunciou hoje, em Bagdá, que seu país planeja a retirada de cerca de 12 mil soldados do Iraque em setembro.

EFE |

Em entrevista coletiva conjunta com o porta-voz do Governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, Perkins disse que duas brigadas de soldados sairão do Iraque para reduzir o número de brigadas no país para 12.

A retirada inclui o retorno aos Estados Unidos das unidades de apoio técnico destas brigadas, segundo o porta-voz do Exército americano.

Segundo Perkins, o Reino Unido também retirará 4 mil militares do sul do Iraque em julho.

Em 27 de fevereiro, o presidente americano, Barack Obama, anunciou a retirada gradual de tropas de combate americanos até agosto de 2010, para reduzir seu número a entre 35 mil e 50 mil soldados.

Estes soldados permanecerão para ajudar as Forças Armadas iraquianas até o final de 2011, quando termina o prazo para a permanência das tropas americanas estipulado no ano passado entre Washington e Bagdá.

Segundo o calendário anunciado por Obama, cerca de 90 mil soldados deixarão o Iraque nos próximos 18 meses, um prazo maior dos que os 16 meses que tinha prometido na campanha eleitoral, mas que, segundo ele, permitirá garantir a segurança no país árabe. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG