Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

EUA anunciam em Paris ajuda de US$ 10 bilhões para o Afeganistão (Rice)

Os Estados Unidos vão anunciar uma contribuição de 10 bilhões de dólares para o Afeganistão na conferência de doadores prevista para esta quinta-feira em Paris, informou hoje a secretária de Estado americana, Condoleeza Rice.

AFP |

"Vamos nos comprometer com 10 bilhões de dólares num período de mais ou menos dois anos", declarou Rice à imprensa no avião que a conduz a Paris.

Ela não precisou se esse total já havia sido aprovado pelo Congresso americano nem sobre qual proporção seria destinada a projetos puramente civis.

Os Estados Unidos são criticados por concentrar seus esforços no Afeganistão no combate à insurreição, principalmente contra os talibãs e a Al-Qaeda, em detrimento de projetos sociais.

Segundo um recente relatório do Congresso americano, dos 140 bilhões de dólares gastos por Washington desde 2001 no Afeganistão em "sua luta contra o terrorismo, apenas 26 bilhões foram dedicados ao que os Estados Unidos consideram projetos de "reconstrução e desenvolvimento", incluindo o equipamento e o treinamento da Polícia e dos serviços de segurança afegãos.

Os projetos civis representam menos de 10 bilhões de dólares.

Consultada sobre essas críticas, Rice lembrou que os Estados Unidos são os maiores doadores do Afeganistão.

"Construímos estradas. Construímos redes de eletricidade no país. Somos os principais contribuintes, para a saúde, as clínicas, as escolas ou para a infra-estrutura. Os Estados Unidos foram muito ativos em todos esses domínios", declarou.

Mas "o fato é que não se pode ter prosperidade e desenvolvimento econômico sem segurança", acrescentou.

O presidente afegão já anunciou que apresentará em Paris um plano de desenvolvimento de 50 bilhões de dólares em cinco anos, mas muitos foram contrários a este por considerar que parte da ajuda internacional poderia se perder com a corrupção endêmica no país.

sl/cho/sd/dm

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG