EUA ajudarão 30.000 desabrigados das inundações no norte

O governo dos Estados Unidos se preparam para ajudar até 30.000 pessoas afetadas por uma severa inundação no norte do país, informou nesta sexta-feira a secretária de Segurança Interna Janet Napolitano.

AFP |

Napolitano explicou que o governo federal está pronto para oferecer abrigo e comida por uma semana para as 30.000 pessoas afetadas pela inundação "sem precedentes históricos" no vale do Red River, entre os estados de Minnesota e Dakota do Norte.

"Na pior das hipóteses, poderíamos estar falando de 80.000 a 100.000 pessoas evacuadas", disse a secretária à imprensa, acrescentando que a maioria dos desabrigados provavelmente ficará hospedado na casa de familiares e amigos.

Centenas de moradores da Dakota do Norte, na fronteira com o Canadá, tiveram que evacuar a cidade de Fargo na noite de quinta-feira, depois da enchente que causou fissuras nas barreiras de contenção do rio.

"Devido à ameaça imediata da subida das águas, a cidade de Fargo ordena uma evacuação", indicava o site oficial da cidade, alertando que os moradores da área em questão devem "se dirigir imediatamente para o lado oeste de seu bairro".

Miles de voluntarios llenaron el jueves 2,5 millones de sacos de arena para levantar kilómetros de diques, dado que Fargo no dispone de las protecciones de las que gozan varias ciudades situadas más al norte.

O presidente Barack Obama declarou estado de catástrofe natural em 34 condados e duas reservas indígenas, enquanto o estado inteiro foi colocado em estado de alerta.

bur-knt/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG