devem pagar - Mundo - iG" /

EUA afirmam que responsáveis por atrocidades em Darfur devem pagar

Washington, 4 mar (EFE).- A Casa Branca afirmou hoje que os responsáveis pelas atrocidades em Darfur devem prestar contas por seus crimes, em referência à ordem de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente do Sudão, Omar al-Bashir.

EFE |

Em entrevista coletiva, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, não quis falar diretamente sobre se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apoia ou não a ordem do TPI, instância da qual o país não faz parte.

Gibbs pediu "moderação" às partes implicadas no conflito sudanês, incluindo o Governo de Cartum, e criticou qualquer nova iniciativa de violência contra os civis.

Obama e a Casa Branca, assegurou Gibbs, creem que "aqueles que tiverem cometido atrocidades deveriam prestar contas" pelos delitos.

O presidente americano também apoia um cessar-fogo imediato na região e uma paz duradoura, assim como os esforços que estão sendo desenvolvidos para ajudar os deslocados, acrescentou.

A iniciativa do TPI "pode representar um passo positivo. Vamos ver como se desenvolve a partir de agora", afirmou o porta-voz-adjunto do Departamento de Estado, Gordon Duguid.

"Vemos isto como um passo que o Governo sudanês deveria tomar seriamente e responder de forma positiva para tentar colocar fim à violência em Darfur", informou.

Bashir é acusado pelo Tribunal de crimes de guerra e de lesa-humanidade em Darfur, apesar de o TPI ter considerado, em uma decisão tomada por maioria, e não por unanimidade, que não há provas para julgá-lo por genocídio. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG