EUA afirmam que oposição venceu eleições presidenciais do Zimbábue

Johanesburgo, 24 abr (EFE).- A principal autoridade diplomática dos Estados Unidos para a África, Jendayi Frazer, afirmou hoje que a oposição venceu claramente as eleições presidenciais realizadas no Zimbábue no dia 29 de março.

EFE |

Frazer, secretária adjunta para a África do Departamento de Estado americano, afirmou isto em entrevista coletiva que ofereceu hoje em Pretória como parte de suas atividades dentro de uma viagem por vários países da região.

A funcionária não disse em que baseava suas informações, que coincidem com a posição do opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC), que afirma ter alcançado a vitória nas eleições presidenciais de 29 de março.

A Comissão Eleitoral do Zimbábue ainda não divulgou os resultados do pleito presidencial, no qual o MDC diz que seu candidato, Morgan Tsvangirai, garantiu 50,3% dos votos.

O regime do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, no poder desde 1980, afirma que nenhum dos candidatos obteve a metade mais um dos votos, o que antecipa que será necessário um segundo turno, mas Frazer acredita que não estão sendo dadas todas as condições para este segundo turno.

"Acreditamos que o espaço político no Zimbábue está fechado e não permite um segundo turno", afirmou Frazer em suas declarações, reproduzidas pela agência local Sapa. EFE ag/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG