EUA afirmam que fugas de cubanos seguem aumentando mesmo com Raúl Castro

Havana, 10 abr (EFE).- A Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana (Sina) informou nesta quinta-feira que o número de cubanos que tentam entrar ilegalmente no país aumentou nos últimos seis meses, período que abrange os pouco mais de 30 dias de mandato que Raúl Castro tem como presidente de Cuba.

EFE |

Fontes da Sina em Havana informaram em entrevista coletiva que, no primeiro semestre do ano fiscal americano - que vai de 1º de outubro a 30 de setembro -, 2.815 cubanos chegaram às costas americanas pelo estreito da Flórida, dos quais 1.194 foram interceptados pela Guarda-Costeira.

A cifra é 21% superior ao aferido em similar período do ano passado, e a ele é preciso somar os cerca de 5.500 que tentaram entrar nos EUA pela fronteira sul ou pelos aeroportos, além dos que chegaram à fronteira americana vindos do Canadá.

Segundo Sina, somados todos esses números, quase 11.000 cubanos tentaram ou entraram ilegalmente em território americano nesse período.

Para o órgão, "essa é a resposta do povo cubano" ao Governo de Raúl Castro, que assumiu o poder em 24 de fevereiro deste ano.

Nesse sentido, a sede diplomática destacou que, entre o anúncio do líder cubano Fidel Castro de que delegaria provisoriamente seu cargo, em julho de 2006, e a posse de Raúl, o número "desceu a quase zero".

No entanto, a Sina também admite que o aumento de fugas pelo mar se deve, em parte, ao fato de que agora 70% delas são realizadas em lanchas rápidas, tanto pelo estreito da Flórida como pelo do México.

Esse meio de transporte faz com que esse tipo de travessia seja mais seguro do que as "embarcações rústicas" que eram usadas há anos.

O número de imigrantes ilegais cubanos que tentam chegar à Flórida vem aumentando anualmente, e os funcionários americanos acham "muito possível" que em 2008 se supere o número do ano anterior, quando se chegou a 7.693 pessoas. EFE jlp/mac/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG