EUA, Afeganistão e Paquistão promoverão reuniões regulares

Washington, 26 fev (EFE).- Estados Unidos, Afeganistão e Paquistão decidiram hoje realizar reuniões trilaterais regulares para enfrentarem juntos as ameaças nesta volátil região do sul da Ásia, disse hoje a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

EFE |

A titular do Departamento de Estado fez o anúncio ao término de três dias de reuniões bilaterais e trilaterais com as delegações afegã e paquistanesa.

Hillary se reuniu na terça-feira com seu colega paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, e hoje fez o mesmo com o ministro de Assuntos Exteriores do Afeganistão, Rangin Dadfar Spanta.

Já ontem à noite, houve um jantar trilateral, enquanto hoje foi realizada uma reunião de trabalho no mesmo formato, liderada pelo enviado especial para o Afeganistão e o Paquistão, Richard Holbrooke.

Hillary disse à imprensa que a próxima reunião trilateral acontecerá no fim de abril ou no começo de maio.

Segundo a chefe da diplomacia americana, as reuniões dos últimos dias com representantes afegãos e paquistaneses foram "valiosas", "profundas, muito específicas, francas, diretas e extremamente úteis".

A ex-primeira-dama disse que o objetivo das conservas foi trocar impressões sobre assuntos estratégicos que estão sendo revisados pelo Governo do presidente Barack Obama.

Hillary também destacou que seus colegas do Afeganistão e do Paquistão foram "extraordinariamente eloquentes" e fizeram declarações "muito importantes".

Além disso, tanto os representantes civis como os militares de ambas as delegações se mostraram "muito receptivos" e ouviram uns aos outros, acrescentou.

"Nossas nações têm um objetivo comum, uma ameaça comum e uma tarefa comum, e meu Governo se compromete com nossos amigos e com o sucesso deste esforço comum", concluiu a secretária de Estado americana. EFE ca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG