EUA advertem para risco de ataques terroristas na China

O governo americano advertiu seus cidadãos, nesta sexta-feira, para o risco ampliado de ataques terroristas no país asiático em um futuro próximo, a pouco mais de três meses do início dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

AFP |

"Qualquer evento público em grande escala, como os futuros Jogos Olímpicos, são um atrativo para os terroristas", destacou o Departamento de Estado no alerta aos americanos que planejam viajar a Pequim.

"Existe um risco ampliado de que grupos extremistas realizem atos terroristas na China em um futuro próximo".

A advertência é feita após as declarações do secretário-geral da Interpol, Ronald. K. Noble, sobre a possibilidade de "que a Al-Qaeda, ou qualquer outro grupo terrorista tente lançar um ataque terrorista mortífero durante os Jogos".

O Departamento de Estado destaca que, diante do aumento do risco, os americanos que forem à China devem "ter cuidado e ficar alerta a todo momento, incluindo em hotéis, restaurantes, transportes públicos" e, principalmente, em "locais de manifestações ou reuniões com grande número de pessoas".

O alerta destaca que as autoridades chinesas reforçaram a segurança nos aeroportos nos últimos meses diante da ameaça terrorista.

"As autoridades dos aeroportos chineses implementaram, recentemente, maiores restrições no transporte de líquidos, aerossóis e bagagens de mão a bordo de aviões".

lt/LR/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG