EUA aceitam parcialmente propostas para pacto sobre tropas

BAGDÁ - Os Estados Unidos aceitaram algumas das propostas do Iraque para mudar o pacto que regula a presença das tropas norte-americanas no país, informou o Iraque na quinta-feira. Houve pontos não aceitos de imediato e os Estados Unidos disseram que precisam de mais diálogo para decidir.

Reuters |

 "A América respondeu e o Iraque recebeu a resposta. Fizeram alguns comentários sobre as propostas, o que requer reuniões com os americanos para chegarmos a um consenso", disse Al al-Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, à Reuters. "O humor é positivo", acrescentou.

AP

Acordo prevê retirada das tropas americanas do Iraque

O pacto servirá para substituir o mandato aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU, que expira no fim do ano. Para ser aplicado, o pacto precisa ser aprovado pelo parlamento iraquiano, o que significa que resta pouco tempo para as negociações. Bagdá disse que procura obter uma extensão, caso um acordo final não seja possível até o fim de 2008.

Depois de meses de negociações, Bagdá e Washington acertaram um texto inicial no mês passado. Mas, antes de assiná-lo, o gabinete iraquiano exigiu algumas emendas, algumas das quais eram mais assertivas em relação ao comprometimento das forças norte-americanas com a retirada no fim de 2011. Os iraquianos também querem deixar claro quando os militares norte-americanos poderão ser julgados pela corte iraquiana.

Dabbagh não quis dizer quais emendas foram aprovadas pelos Estados Unidos e quais foram rejeitadas e necessitarão de mais negociações. Uma porta-voz da embaixada dos Estados Unidos não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Leia mais sobre tropas americanas

    Leia tudo sobre: iraquetropas americanas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG