Etíopes votam no primeiro turno dos pleitos locais e parlamentares

Adis-Abeba, 14 abr (EFE).- Os etíopes votaram no primeiro turno para eleições locais e parlamentares neste domingo, as primeiras desde 2005, apesar do boicote e dos protestos da coalizão opositora, informou hoje a rede BBC.

EFE |

A governamental Frente Revolucionária Democrática do Povo da Etiópia (EPRDF), do primeiro-ministro, Meles Zenawi, espera ganhar este pleito, com segundo turno previsto para 20 de abril.

A rádio estatal disse que, segundo a Comissão Eleitoral Nacional da Etiópia, no fechamento dos centros de votação às 18h (12h de Brasília) não tinham acontecido incidentes nem irregularidades nas eleições que tiveram participação de 90%, com cerca de 26 milhões de eleitores.

No entanto, a organização pró-direitos humanos Human Rights Watch assinalava nesta última semana que milhares de candidatos opositores e de eleitores tinham sido ameaçados, atacados e detidos durante a campanha eleitoral.

Estas eleições realizadas no país são as primeiras desde o dia 15 de maio de 2005, quando os resultados das eleições presidenciais desse ano foram seguidos de violentos protestos, que terminaram com 193 mortos em confrontos com as forças de segurança e a detenção da maioria dos líderes da oposição. EFE mai/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG