ETA realiza atentado à bomba contra emissora regional basca

Bilbao (Espanha), 31 dez (EFE).- Um carro-bomba da ETA explodiu hoje na sede central da emissora basca EITB, na cidade de Bilbao (norte), e causou danos consideráveis, afirma o departamento do Interior basco e fontes da luta antiterrorista.

EFE |

O ataque com o carro-bomba, que explodiu às 8h05 (horário de Brasília), foi anunciado uma hora antes em uma ligação para os bombeiros de Bilbao em nome da ETA.

A explosão, "muito forte", segundo relatos de funcionários da "EITB" que estavam nas proximidades, deixou "grandes danos materiais" no edifício, segundo o departamento do Interior basco, e a região continua isolada por agentes da Polícia regional basca.

A sede da emissora pública basca, no centro de Bilbao, capital da província basca de Vizcaya, tinha sido desocupada meia hora antes pela ameaça de bomba.

Pouco antes do atentado as autoridades encontraram na localidade vizinha de Arrigorriaga um homem preso a uma árvore, previsivelmente o proprietário da caminhonete com a qual foi realizado o ataque terrorista.

Este atentado acontece no final do ano, como fez a ETA em 30 de dezembro de 2006 quando detonou explosivos em um estacionamento do Terminal 4 do aeroporto madrilenho de Barajas, ação que deixou dois equatorianos mortos. EFE tt/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG