Estudo revela tendências anti-sociais em doentes mentais com tatuagens

Washington, 15 jul (EFE) - A presença de tatuagens em pacientes psiquiátricos deveria alertar para a possibilidade de um diagnóstico de transtornos de personalidade anti-social (TPAS), revelou um estudo divulgado hoje pelo jornal Personality and Mental Health.

EFE |

As tatuagens nessas pessoas também revelam uma tendência suicida, ao consumo de drogas e ao abuso sexual, afirmou a pesquisa.

O TPAS é um transtorno mental que se manifesta em geral antes de o paciente completar 15 anos, se caracteriza pela falta de remorso e uma baixa tolerância à ansiedade, e as pessoas que sofrem deste transtorno preferem agir antes de pensar, tendem a mentir, enganar e agredir fisicamente.

Os psiquiatras do Centro Michigan de Psiquiatria Legista estudaram 36 doentes mentais de uma clínica de alta segurança, que tinham sido levados ao local porque não reuniam as condições para serem submetidos a julgamento ou não podiam ser processados por razões de saúde mental.

Deles, 15 possuíam tatuagens e 17 tinham sido diagnosticados com TPAS.

Dentre os que tinham tatuado o corpo, 11 em 15 (73%) sofriam de TPAS, mas só 6 em 21 (29%) dentre os que não tinham tatuagens receberam o mesmo diagnóstico.

A pesquisa também revelou uma maior probabilidade de que aqueles pacientes com tatuagens tivessem sofrido abusos sexuais, consumido substâncias proibidas ou tentado se suicidar.

"Nossas conclusões são de que os pacientes psiquiátricos com tatuagens têm maiores probabilidades de sofrer TPAS que os que não têm tatuagens", apontou William Cardasis, principal autor do estudo.

Cardasis acrescentou que esperava que a conclusão induzisse os psiquiatras a buscar esse transtorno em pacientes com tatuagens, assim como sinais suicidas.

Mas, o psiquiatra também advertiu de que o estudo foi realizado em um segmento muito pequeno e não é relevante no que se refere à população geral. EFE ojl/bm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG