Estudo revela que tecidos adiposos dependem de células diferentes

Londres, 20 ago (EFE) - Um novo passo na investigação contra a obesidade revelou que a formação dos tecidos adiposos dos mamíferos - brancos e marrons - depende de células diferentes, indicou hoje a revista científica britânica Nature.

EFE |

O tecido adiposo, que está localizado primariamente entre a pele, mas também pode se encontrar ao redor dos órgãos internos, é fonte de vida para o ser humano e os mamíferos em geral.

Sua função é essencial tanto para controlar o balanço energético (o tecido branco) quanto para regular a temperatura corporal (o tecido marrom).

Mas há muito tempo se estuda o tecido adiposo pela possibilidade de causar obesidade em certos perfis de pacientes acima do peso.

Por isso, a descoberta, feita pelos cientistas do Joslin Diabetes Center da Harvard Medical School e do Dana-Farber Cancer Institute, ambos em Boston (EUA), tenha avançado nesta linha.

Eles demonstraram que o desenvolvimento dos dois tipos de tecidos adiposos ocorre a partir de diferentes tipos de células no começo do processo embrionário.

Os pesquisadores chegaram a essa tese após descobrir que um fator regulador do desenvolvimento do tecido adiposo, a proteína morfogenética óssea 7 (BMP7), apenas estimula o desenvolvimento de tecidos marrons.

Em experiências realizadas com embriões de ratos demonstraram que sem a BMP7, as reservas de gordura marrom nos fetos era muito baixa.

Por outra parte, quando introduziam artificialmente nos ratos de laboratório esta proteína em grandes quantidades, ocorria um marcado aumento deste tipo de gordura, enquanto a gordura branca se manteve em níveis normais.

Além disso, os cientistas explicaram que os tecidos adiposos marrons e os músculos compartilham períodos do desenvolvimento.

Quando o fator PRDM16, que regula a mudança entre músculo e gordura, está presente, as células se transformam em gordura marrom e quando está ausente se transformam em músculos. EFE vmg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG