Estudo prevê aumento de até 82 cm do nível dos oceanos até 2100

O nível dos oceanos pode subir entre 7cm e 82 cm até 2100 devido ao aquecimento do planeta, segundo estudo que parece confirmar as previsões do Painel Intergovernamental sobre o Meio Ambiente (IPCC, nas siglas em inglês).

AFP |

O estudo, publicado domingo pela revista científica Nature Geoscience, contradiz as previsões alarmistas de alguns cientistas, que calcularam o aumento do nível dos oceanos em vários metros para os próximos cem anos.

No entanto, eles temem inundações mais frequentes em algumas regiões do mundo, sobretudo nos deltas, segundo Mark Siddall, da Universidade britânica de Bristol e diretor do estudo.

"Um aumento de 50 cm pode ser muito perigoso para Bangladesh", por exemplo, especificou Siddall.

Em um relatório publicado em 2007, os especialistas do IPCC previram um aumento do nível dos oceanos de entre 18 cm e 59 cm, que se estenderia a 76 cm se levado em conta o derretimento das geleiras.

O IPCC também advertiu para um aumento das temperaturas no planeta de entre 1,1ºC e 6,4ºC até 2100.

O aquecimento das águas dos mares é suficiente para aumentar seu volume, inclusive se não for considerado o derretimento das geleiras, cujo impacto por si só foi estimado em 17 cm de aumento pelos especialistas do IPCC.

ah/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG