Estudo mostra que piada é coisa antiga e começou em 1900 a.C.

Londres, 31 jul (EFE).- A piada mais antiga do mundo data de 1900 a.

EFE |

C. e sugere que o humor escatológico era tão popular antigamente quanto é hoje em dia, segundo um estudo divulgado hoje pela Universidade de Wolverhampton.

Segundo a pesquisa, que lista as histórias mais antigas, a piada em questão se refere a um provérbio dos sumérios, povo que habitou o que hoje é o sul do Iraque.

A piada, que devia provocar gargalhadas aos sumérios, diz: "O que é o que é que nunca aconteceu desde o começo dos tempos? Uma mulher soltar pum no colo do marido".

É esta que lidera a lista das dez piadas mais antigas, encomendada pelo canal de televisão "Dave" ao centro universitário, que passou dois meses buscando histórias engraçadas do passado.

Essa brincadeira pode ser lida no chamado "Papiro de Westcar", um texto egípcio que reúne contos mágicos e está guardado, desde 1866, no Museu Egípcio de Berlim.

O estudo "mostra que as piadas variaram ao longo dos anos, já que algumas tomaram o formato de pergunta e resposta, enquanto outras são provérbios engenhosos ou adivinhações", disse seu autor, Paul McDonald, professor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Wolverhampton.

"Mas o que todas compartilham é uma disposição para abordar tabus e um grau de rebeldia", afirmou o professor, ao acrescentar que os "jogos de palavras modernos" e o "humor escatológico" já figuravam nas brincadeiras identificadas na pesquisa. EFE pa/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG