Estudo: menopausa diminui rivalidade sexual entre mulheres

As mudanças hormonais causadas pela menopausa suavizam a rivalidade biológica entre mulheres na disputa por parceiros masculinos, concluiu um estudo britânico, que será publicado na quarta-feira.

AFP |

Os cientistas descobriram que a menopausa altera a maneira como a mulher julga quão atraentes são suas 'concorrentes' mais novas, resultando numa preferência por homens com características faciais femininas.

Mulheres em idade fértil - principalmente durante o período de ovulação - tendem a diminuir os atrativos físicos de outras mulheres, segundo estudos anteriores.

Benedict Jones, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, junto com sua equipe de pesquisadores britânicos, queria descobrir se esse tipo de percepção feminina sofre alterações durante a menopausa.

Cinqüenta pares de fotografias - 20 de mulheres e 20 de homens - foram mostradas a mulheres em pré e pós-menopausa, com idade entre 40 e 64 anos. Cada par mostrava versões mais 'masculinas' e 'femininas' da mesma pessoa, com diferenças sutis como o tamanho do queixo e das bochechas, por exemplo.

As características mais fortes de cada gênero foram geradas por um programa de computador, que uniu fotografias de homens e mulheres para evitar conclusões subjetivas.

Mulheres que passaram recentemente pela menopausa acharam as versões feminilizadas dos rostos mais atraentes com mais freqüência do que mulheres a um passo de passar pelas mudanças hormonais da menopausa.

"Depois da menopausa, a importância de competir com mulheres mais atraentes e femininas diminui", explicou Jones por telefone à AFP.

"O que nos surpreendeu é que não identificamos um impacto da menopausa na avaliação dos rostos masculinos", acrescentou.

Os dois grupos de mulheres apresentaram preferências similares por faces masculinas com traços femininos, de acordo com os resultados, que serão publicados na quarta-feira na revista científica Biology Letters, da Royal Society de ciências britânica.

Jones estimou que as reações às imagens de homens e mulheres eram diferentes por causa da idade das pessoas retradadas, que tinham cerca de 18 anos de idade.

Mulheres mais velhas - sobretudo as que ainda são férteis - tendem instintivamente a se sentir ameaçadas por mulheres mais jovens.

Os homens das fotos, no entanto, podem ter suscitado reações mais maternais do que propriamente sexuais.

"Os rostos que usamos eram tão jovens que muitas das mulheres em nosso estudo provavelmente não os consideraram como parceiros em potencial", disse Jones.

Os pesquisadores agora planejam repetir os testes com fotos de homens mais velhos - com 30, 40 e 50 anos - para ver se a menopausa terá alguma influência na reação das mulheres.

mh/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG