Estudo indica que vitamina C pode reduzir efeitos de tratamentos contra o câncer

Os suplementos de vitamina C reduzem a eficácia terapêutica de vários tratamentos contra o câncer, segundo estudos feitos em laboratório com células cancerosas e em ratos, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira.

AFP |

Efeitos similares poderão ser registrados em pacientes, explicam os autores desses trabalhos divulgados na Cancer Research de 1o de outubro.

"A utilização de suplementos de vitamina C pode diminuir as capacidades dos pacientes para responder aos tratamentos contra o câncer", explicou o doutor Mark Heaney, do centro do câncer Memorial Sloan-Kettering de Nova York, principal autor desse estudo.

Heaney e sua equipe testaram em células cancerosas uma variedade de medicamentos de quimioterapia, dos quais alguns produzem oxigênio reativo e outros atuam para destruir o câncer.

Essas células haviam sido pré-tratadas com ácido desidroascórbico, uma forma de vitamina C.

Os pesquisadores se surpreenderam ao constatar que todos os tratamentos anti-câncer testados, entre os quais com o medicamento Gleevec, muito utilizado, não foram tão eficazes com as células pré-tratadas com vitamina C como haviam sido com as não tratadas com essa vitamina.

Os medicamentos contra o câncer destruíram de 30 a 70% menos células pré-tratadas com vitamina C do que as que não haviam sido tratadas, estimaram os cientistas.

Depois verificaram esses resultados implantando as células cancerosas em ratos e constataram que os tumores se desenvolveram mais rapidamente nos animais que haviam recebido células cancerosas pré-tratadas com vitamina C.

js/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG