Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Estudo: filhotes de pássaros balbuciam como bebês antes de começar a cantar

Os filhotes de pássaros, assim como os bebês humanos, balbuciam enquanto estão aprendendo a imitar o canto adulto, segundo um novo estudo que pode ajudar a explicar como os humanos aprendem novas atividades, publicado na revista Science.

AFP |

"O balbuciar durante o processo de aprendizagem do canto exemplifica o comportamento exploratório curioso que freqüentemente chamamos de brincadeira, mas que é essencial para aprender através de tentativas e erros", explicou o neurocientista Michael Fee, principal autor do estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Os filhotes de tentilhões gorjeiam com sons variados e praticam sem parar até conseguir imitar o canto adulto corretamente, a partir do canto de seus pais, segundo o trabalho.

"Esta variedade inicial é necessária para o aprendizado, motivo pelo qual queremos determinar se é fruto de um fator motor adulto ainda imaturo ou de algum outro sistema", disse Fee.

Estudos anteriores sobre o tentilhão já haviam revelado que os pássaros pequenos têm dois circuitos cerebrais separados dedicados ao canto, um para aprender e outro para reproduzir as canções aprendidas, chamado de circuito motor.

Se o primeiro circuito é prejudicado de alguma maneira quando a ave jovem ainda está começando, ela não conseguirá mais aprender e seu canto não se desenvolverá por completo.

Se, por outro lado, um tentilhão adulto que já aprendeu a cantar perde a capacidade de usar essa parte do cérebro, isso não afetará sua habilidade de canto.

A equipe do MIT decidiu analisar o que acontece quando o circuito motor é prejudicado em filhotes, e descobriu que mesmo assim eles continuavam cantando, o que significa que algum outra parte do cérebro é responsável pelo balbuciar.

Os pesquisadores também constataram que, em pássaros adultos, o circuito do aprendizado não se atrofia por falta de uso, mas permanece intacto. Se o circuito motor deles for afetado, apesar de já serem adultos, os pássaros voltarão a balbuciar como os filhotes.

js/ap/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG