Estudo diz que ruptura de aneurisma cerebral é mais comum entre mulheres

Washington, 11 jun (EFE).- As mulheres e os mexicano-americanos têm maiores probabilidades do que o resto da população de sofrer uma ruptura de aneurisma cerebral, segundo um estudo publicado hoje pela revista Neurology.

EFE |

Esse tipo de derrame cerebral, que pode ocorrer em qualquer idade e mata uma a cada três de suas vítimas, aparentemente é mais comum entre as mulheres e os mexicano-americanos que entre os homens brancos não-hispânicos, de acordo com a pesquisa realizada pelo Programa de Derrame da Universidade de Michigan.

Os pesquisadores informam que as mulheres mostraram chances 74% maiores de sofrer um tipo de derrame relacionado com a ruptura de um aneurisma cerebral, e os mexicano-americanos, tanto homens como mulheres, mostraram um risco 67% maior.

O tipo de infarto considerado no estudo é a chamada hemorragia subaracnóide, ou HSA.

O novo estudo, além disso, mostra uma imagem mais realista do risco de morte por HSA que foi de quase um em cada três casos no Condado Nueces no Texas, onde está localizada a cidade de Corpus Christi, e onde se realizou a análise.

As razões para as diferenças étnicas e de gênero verificadas no novo estudo não são claras porque os investigadores não puderam levar em conta aspectos como a pressão sanguínea, a idade, o uso excessivo de álcool, tabagismo, e situação de seguro médico, e fazer os ajustes correspondentes.

No total, 40% dos 107 casos de HSA ocorreram em brancos não hispânicos, embora 52% da população maior de 45 anos estudada é branca não hispânica.

Enquanto isso, 60% dos casos de HSA ocorreram em mexicano-americanos, que são 48% da população maior de 45 anos de idade na região.

Ao mesmo tempo, enquanto 53,5% da população na área é composta por mulheres, 67,3% dos pacientes com HSA eram mulheres.

As hemorragias subaracnóides representam 3% dos 780 mil casos de infartos que ocorrem a cada ano nos EUA. EFE jab/bm/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG