Estudo destaca semelhança de comportamento entre neandertal e homo sapiens

Madri, 22 set (EFE).- Um estudo em jazidas do penhasco de Gibraltar, no sul da península Ibérica, revelou que os neandertais também caçavam mamíferos marítimos e demonstrou que eles e os homo sapiens que vieram logo depois quase não diferiam em seu comportamento.

A pesquisa realizada por cientistas britânicos e espanhóis acontecia desde 1995 e os resultados mostram que os neandertais tinham uma estratégia de sobrevivência mais complexa e superior em relação ao que pensava a comunidade científica.

O estudo, publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, oferece novas provas para acabar com a idéia de que o homo sapiens foi o único grupo capaz de explorar todos os recursos naturais, até os marítimos, diz em nota divulgada hoje o Centro Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha.

Segundo o estudo, os neandertais não só exploravam os recursos terrestres, mas possuíam conhecimento sobre a reprodução em terra das focas e aproveitavam este período para ocupar duas cavernas do penhasco: Vanguard e Gorham.

Em Vanguard, os paleontólogos descobriram restos de pelo menos três ocupações do grupo.

Eles encontraram também restos ósseos de focas que apresentam marcas produzidas pela utilização de instrumentos de pedra para extrair a pele e a carne e, posteriormente, quebrar os ossos para obter a medula.

Também foram encontrados restos de mamíferos marítimos em níveis associados a neandertais em Gorham, onde permanecem há 28 mil anos.

Segundo o CSIC, isso indica o tempo em que eles estiveram na região e, possivelmente, constitui a última presença de neandertais conhecida antes de sua extinção.

Os pesquisadores "sugerem ainda que a sobrevivência dos neandertais até tempos tardios em Gibraltar poderia ser conseqüência direta da boa adaptação ao meio e, portanto, o êxito de uma estratégia econômica, social e cultural complexa".

Além disso, há evidências do uso do fogo para facilitar a extração de nutrientes, assim como indícios sobre sua alimentação, como suas próprias mordidas em determinadas presas. EFE ngg/rb/rr