adormecidas são mais eficazes que as ativas - Mundo - iG" /

Estudo: células-tronco adultas adormecidas são mais eficazes que as ativas

Uma equipe de oncologistas alemães e suíços constatou em ratos que as células-tronco adormecidas da médula óssea podem se ativar, em caso de necessidade, para renovar a reserva sanguínea, sendo ainda mais eficazes do que as células já usadas.

AFP |

O corpo tem uma espécie de reserva de células-mãe "adormecidas", disponível para situações de urgência e capazes de se ativar em caso de ferimentos, ou hemorragias, explicou Andreas Trumpp, do Centro de Pesquisa contra o Câncer (DKFZ), de Heidelberg (sul da Alemanha).

Caso sua ação fracasse, começam a se dividir e renovam a reserva sanguínea até compensar as perdas, acrescentou.

Segundo a equipe de pesquisadores, cujos trabalhos foram publicados nas revistas especializadas "Cell" e "Cell Stem Cell", essas células-mãe adultas "adormecidas" são dotadas de um potencial de regeneração maior e nunca observado nas células-mãe.

A existência dessa reserva "adormecida" de células-mãe foi constatada em alguns experimentos realizados em ratos, disse Trumpp.

Elas foram ativadas e substituíram as células que apresentavam anomalias na medula óssea, regenerando o conjunto do sistema sanguíneo.

hex-ak/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG