Estudo aponta motivos que retardaram extinção dos dinossauros

Washington, 11 set (EFE).- Os dinossauros não foram superiores aos antepassados dos crocodilos, mas a extinção de seus rivais permitiu que sobrevivessem por alguns milhões de anos a mais na Terra, segundo um estudo divulgado hoje pela revista Science.

EFE |

Essa afirmação põe em xeque a idéia generalizada de que os dinossauros tiveram uma característica especial que ajudou a se imporem sobre outros grupos de vertebrados que habitaram o planeta durante o Triásico, entre 251 e 199 milhões de anos atrás.

Os antepassados dos crocodilos fazem parte do grupo chamado de arcossauros crurotarsi.

Segundo os cientistas, alguns eram enormes depredadores quadrúpedes, outros bípedes. Também eram onívoros bípedes e seu aspecto era muito similar ao dos dinossauros.

Segundo o paleontólogo Steve Brusatte, do Museu de História Natural e professor da Universidade de Colúmbia, e Mike Benton, do Departamento de Ciências da Terra na Universidade de Bristol (Reino Unido), durante fins do Triásico, eles competiram pelos mesmos recursos.

Brusatte e Benton estudaram o padrão evolutivo de ambos grupos, assim como as disparidades morfológicas a partir das características anatômicas de seus respectivos esqueletos.

Os cientistas afirmaram que não encontraram diferenças evolutivas que revelassem que, devido à sua suposta superioridade morfológica, a evolução dos dinossauros deveria ter sido mais rápida.

Quanto às disparidades morfológicas, a análise mostra que os arcossauros crurotarsi eram maiores que os dinossauros durante o Triásico, devido a suas estruturas e alimentação diferentes.

Segundo os cientistas, a estes resultados se acrescenta o fato de que os arcossauros crurotarsi eram mais abundantes que os dinossauros em muitos ecossistemas do Triásico.

Isso torna quase improvável que os dinossauros tenham sido superiores aos arcossauros crurotarsi ou que tenham se imposto em relação a seus rivais, disseram os cientistas.

"Se estivéssemos no Triásico, há 210 milhões de anos, e tivéssemos que apostar que grupo dominaria os ecossistemas, o apostador sensato daria seu voto aos arcossauros crurotarsi", afirmou Brusatte.

O cientista admitiu que a pergunta imediata que se coloca é por que os arcossauros crurotarsi se extinguiram muito antes dos dinossauros.

"Não conhecemos a resposta, mas suspeitamos que não tenha sido nada mais que sorte", declarou. EFE ojl/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG