Estudantes vão às ruas de Barcelona contra plano universitário

Milhares de estudantes e professores protestaram, nesta quinta-feira, de forma pacífica no centro de Barcelona (nordeste) contra o novo plano de estudos universitários harmonizado na União Europeia (UE), constatou a AFP.

AFP |

A passeata, que terminou às 22h45 (17h45 de Brasília) depois de mais de duas horas, transcorreu sem violência, depois dos incidentes registrados na semana passada entre a polícia e estudantes universitários contrários ao plano que ocuparam a Universidade de Barcelona.

Os manifestantes, que foram convocados no centro da cidade, modificaram repentinamente o trajeto, cercado por centenas de barreiras e forte esquema policial.

Na quarta-feira, cerca de 50 estudantes ocuparam duas faculdades uma semana depois do confronto na reitoria da Universidade de Barcelona que terminou com distúrbios com a polícia, detenções e 60 feridos.

Hoje, estudantes de várias universidades espanholas tomaram as ruas contra o Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), também chamado de plano "Bolonha", e contra a atuação policial em Barcelona na semana passada.

pho-esb/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG