Estudantes são proibidos de chegar ao Congresso venezuelano durante protesto

Caracas, 4 fev (EFE).- Os estudantes opositores ao Governo venezuelano que se reuniram hoje em Caracas para uma manifestação até a sede do Legislativo foram dispersados depois que a Polícia impediu sua passagem alegando que a mobilização não tinha permissão para chegar ao local.

EFE |

Os estudantes pretendiam entregar um documento na Assembleia Nacional (AN) com sua posição frente aos "graves problemas" do país, como a crise no fornecimento de energia e a falta de segurança, disseram seus porta-vozes.

O grupo de estudantes se reuniu na praça de Chacaíto, no leste de Caracas, com a intenção de caminhar até o Legislativo, mas foram barrados por policiais.

"Não têm permissão para protestas, quando a tiverem, não haverá problema. Não vamos permitir que um grupo de 400 pessoas crie desordem na cidade", disse a jornalistas o diretor da Polícia Metropolitana (PM), Carlos Meza.

Segundo a imprensa local, os estudantes deixaram a praça de Chacaíto, mas alguns seguiram posteriormente rumo à praça Venezuela, de onde partiu nesta manhã uma manifestação governista para comemorar o 18º aniversário do fracassado levante militar que o atual presidente venezuelano, Hugo Chávez, liderou em 1992.

Houve momentos de tensão entre os estudantes e a Polícia, contidos pelos próprios líderes estudantis que pediram aos manifestantes para voltar e evitar o confronto. Um policial ficou levemente ferido na cabeça.

Roderick Navarro e Darío Ramírez, dirigentes da Universidade Central da Venezuela (UCV, pública) e da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), reiteraram a natureza "pacífica" da mobilização e pediram às autoridades o fim da "repressão aos estudantes".

A manifestação governista chegou à Academia Militar em Forte Tiuna, oeste de Caracas, para o ato oficial de comemoração do dia 4 de fevereiro de 1992, batizado como "Dia da Dignidade Nacional" por Hugo Chávez. EFE gf-eb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG