Presidente americano deixa Austrália com presentes que incluem seguro contra crocodilos e botas de pele de ovelha para as filhas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu uma sugestão inusitada de uma estudante australiana: unir-se a celebridades como o astro pop adolescente Justin Bieber para “atingir um público maior”.

Ao lado da premiê australiana, Julia Gillard, Obama conversa com estudantes em colégio de Camberra
Reuters
Ao lado da premiê australiana, Julia Gillard, Obama conversa com estudantes em colégio de Camberra

Durante visita a uma escola em Canberra, na Austrália, ao lado da premiê do país, Julia Gillard, uma estudante quis saber se Obama consideraria a possibilidade de fazer parcerias com personalidades como Bieber para que sua mensagem chegasse a um público maior.

“É uma pergunta interessante”, afirmou Obama. “Eu interajo com muitas celebridades. Mas, em geral, se for pra eu ser bem-sucedido, que seja pelas ideias que apresento e não porque estou andando com o Justin Bieber – embora ele seja um jovem muito legal.”

“Vou dizer a ele que você mandou um oi”, acrescentou Obama.

O presidente americano deixou a Austrália nesta quinta-feira, após uma visita de pouco mais de 24 horas. Em Camberra, ele anunciou um reforço da presença militar dos EUA no país , medida que desagradou a China.

Durante a visita, Obama recebeu de presente do governo estadual uma apólice contra ataques de crocodilos no valor de US$ 51 mil, caso ele encontrasse algum destes animais, muito comuns no norte do país.

“Recebi o presente mais original que um presidente poderia ganhar: um seguro contra crocodilos. Minha esposa, Michele, vai ficar aliviada", disse Obama ao dirigir-se a centenas de soldados australianos e americanos na cidade de Darwin.

O líder americano leva diversos presentes na mala. Para suas filhas, Malia e Sasha, ele leva dois pares de botas de pele de ovelha, que estão na moda entre os jovens. Também foram entregues a ele cangurus e coalas de pelúcia, um DVD do filme “Red Dog” e duas caixas de biscoito de chocolate.

O presidente ganhou um típico chapéu Akubra, usado pelos pecuaristas australianos, uma fotografia histórica da assinatura do tratado de defesa entre Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, em 1951, e obras de autores australianos como Kim Scott, Peter Temple e Tim Winton.

Nesta quinta-feira, Obama desembarcou na Indonésia, onde terá encontros com líderes da região e onde participa do Fórum da Ásia Oriental.

Com Reuters e EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.