Estudante questiona Michelle Obama sobre imigração

Durante encontro em escola, aluna da segunda série diz: "Minha mãe disse que Obama está expulsando todos que não têm documentos"

iG São Paulo |

AP
Primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, conversa com alunos na Escola de Ensino Fundamental de New Hampshire durante visita da primeira-dama do México, Margarita Zavala
A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, enfrentou uma saia-justa no debate sobre imigração na quarta-feira, quando visitou uma escola primária nos arredores de Washington juntamente com a primeira-dama do México, Margarita Zavala .

O objetivo da visita era tratar da saúde das crianças, mas uma aluna da segunda série, que parecia preocupada com o fato de sua mãe ser uma imigrante ilegal, roubou a cena. "Minha mãe disse que Obama está expulsando todos que não têm documentos", disse a menina à primeira-dama americana quando as crianças receberam permissão para fazer perguntas às visitantes.

"Bom, isso é algo que temos de trabalhar juntos para assegurar que as pessoas possam estar aqui com o tipo certo de documento, não é verdade?", respondeu Michelle no encontro gravado em vídeo. A menina insistiu: "Mas minha mãe não tem documentos."

Reprodução
Reprodução de vídeo do momento em que menina (à esq.) questiona Michelle

É difícil ouvir a última palavra dita pela menina, porque um garoto perto dela perguntou "Como conseguimos os documentos" ao mesmo tempo, mas Michelle pareceu reconhecer que havia um problema, respondendo: "Temos de trabalhar para consertar isso. Todos têm de trabalhar com o Congresso para tornar isso uma realidade."

Michelle e Margarita - que está nos Estados Unidos com o presidente mexicano, Felipe Calderón , que realiza uma visita de Estado - almoçaram na escola de New Hampshire em Silver Springs, periferia da capital americana.

A visita foi feita no mesmo dia em que Obama endossou com Calderón seu compromisso com a reforma migratória integral nos Estados Unidos , para permitir a legalização dos 11 milhões de ilegais que vivem no país se cumprirem certos requisitos. Mas Obama admitiu que o Senado americano não conta atualmente com os votos necessários para aprovar a reforma migratória, iniciativa que já fracassou anteriormente no Congresso em 2006 e 2007.

*Com New York Times e AFP

    Leia tudo sobre: EUAimigraçãoArizonaMichelle ObamaMéxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG