Estudante marroquino morre em protesto contra ataques israelenses a Gaza

Rabat, 5 jan (EFE).- Um estudante universitário marroquino morreu na semana passada em decorrência dos ferimentos sofridos durante uma manifestação realizada em Marrakech contra a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, informou hoje à Agência Efe a Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH).

EFE |

A manifestação, que teria contado com a presença de entre três e quatro mil pessoas, ocorreu na cidade universitária e na área em torno dessa no dia 28 de dezembro, e foi "duramente reprimida" pelas forças de segurança marroquinas.

A presidente da associação, Khadija Ryadi, explicou à Efe que, nos confrontos, o estudante de Direito Abderrazak el-Gadiri ficou ferido gravemente. Os primeiros relatos do hospital Ibno Tofail indicam que o jovem recebeu "muitos golpes no corpo".

Os médicos declararam a morte clínica do jovem, de 21 anos, na segunda-feira passada e, dois dias mais tarde, seu falecimento foi confirmado. Depois disso, a família da vítima, de origem berbere, e a AMDH pediram a abertura de uma investigação judicial "imparcial e independente" para esclarecer os fatos.

"Pedimos o resultado da autópsia, que a verdade seja conhecida e que os responsáveis sejam levados à Justiça", disse Omar Arbib, membro da organização em Marrakech.

O ativista afirma que, na manifestação, outras 40 pessoas ficaram feridas, 18 delas gravemente. As vítimas já teriam deixado o hospital.

A imprensa marroquina reporta hoje que três estudantes e dois agentes das forças de segurança ficaram feridos nos distúrbios.

Procurada pela Efe, a Delegacia de Polícia de Marrakech não deu sua versão sobre a morte de Gadiri.

A manifestação de Marrakech foi mais um dos protestos convocados desde semana passada no Marrocos em solidariedade para com a população palestina de Gaza, que, em Rabat, chegaram a reunir neste domingo dezenas de milhares de pessoas. EFE mgr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG