Estreia no Uruguai documentário sobre tragédia de avião nos Andes em 1972

Montevidéu, 6 mar (EFE).- Estreou hoje no Uruguai o filme La sociedad de la nieve, de Gonzalo Arijón, o primeiro documentário que reúne os depoimentos dos 16 sobreviventes do avião que caiu na Cordilheira dos Andes em 1972.

EFE |

O filme, que inspirou o livro de mesmo nome de Pablo Vierci, dá voz aos sobreviventes da tragédia através de documentos da época, e reconstrói o acidente aéreo com cenas filmadas no Uruguai e na parte argentina da cordilheira.

No avião que caiu há 37 anos viajavam para Santiago do Chile os integrantes de uma equipe de rugby de Montevidéu, o Old Christians, acompanhados de alguns parentes, para disputar uma partida.

Hoje em dia, o que mais se lembra da tragédia é a necessidade que levou os sobreviventes do acidente a se alimentar da carne congelada dos companheiros falecidos para escapar da morte.

Em entrevista ao semanário uruguaio "Búsqueda", o diretor do filme ressaltou que seu objetivo era oferecer "um estado emocional particular, uma viagem espiritual, um conto filosófico" através do acidente, que, em 1993, inspirou o documentário "Alive: 20 Years Later", de Frank Marshall.

Outros quatro anos de trabalho foram necessários para concluir "La sociedad de la nieve", que chega ao Uruguai após percorrer 70 festivais internacionais. EFE lh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG