Estratégia no Afeganistão será revisada no fim do ano, diz Obama

Os EUA lideraram uma invasão ao Afeganistão para derrubar o Taleban depois dos ataques de 11 de setembro de 2001

Reuters |

Os Estados Unidos irão revisar sua estratégia que visa aumentar o número de tropas no Afeganistão no final deste ano, disse o presidente Barack Obama em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera nesta quinta-feira.

Em julho a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou recursos para financiar um aumento de tropas para 150 mil soldados, com o objetivo de destruir a resistência e enfraquecer o Taleban. "Teremos uma revisão no final deste ano para ver se a estratégia tem sido eficaz", disse Obama ao Corriere.

Obama disse que uma redução gradativa da presença norte-americana no Afeganistão começaria em meados de 2011. "Até o final do próximo ano devemos começar a transição, mas isso não significa que nossa presença irá desaparecer da noite para o dia", disse ele.

Os Estados Unidos lideraram uma invasão ao Afeganistão para derrubar o Taleban depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Nos últimos dois anos, no entanto, o Taleban tem aumentado a insurgência, e a pressão por uma estratégia de retirada das tropas vem crescendo.

    Leia tudo sobre: TalebanAfeganistãoEstados Unidos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG