passeio virtual por Pompéia - Mundo - iG" /

Esteira leva usuário a passeio virtual por Pompéia

Pesquisadores europeus desenvolveram uma esteira multidirecional que levará usuários para uma voltinha pela cidade antiga de Pompéia. O projeto será apresentado durante uma conferência nesta semana na cidade de Tubingen, na Alemanha.

BBC Brasil |

A esteira, chamada de CyberCarpet, é uma plataforma de 4,5m x 4,5m, que ao se movimentar dá ao usuário a impressão de estar caminhando naturalmente em qualquer direção.

Esteiras multidirecionais não são novidade - vêm sendo desenvolvidas há muitos anos inclusive por militares americanos. Mas, segundo o pesquisador Marc Ernst, do Instituto de Cibernética Biológica de Tubingen, essa é "a primeira a permitir que a pessoa caminhe quase que naturalmente".

A CyberCarpet é formada por 25 esteiras convencionais que se movimentam independentemente. Isto permite que o 'pedestre' seja levado de volta ao centro da plataforma toda vez que ele acelera em direção a uma das beiradas.

Segundo Ernst, o tamanho da plataforma também faz a diferença. "Se fosse muito pequena, você teria que levar a pessoa de volta ao centro muitas vezes e daria a impressão de se caminhar no gelo", afirma.

Para desenvolver o passeio virtual, os cientistas do Instituto colocaram juntos a plataforma, um sistema de rastreamento dos passos e um software de realidade virtual recriando Pompéia.

Cidades virtuais
A equipe alemã trabalhou em parceria com o Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETHZ), que desenvolveu o CityEngine, um programa para recriar virtualmente determinadas cidades em grande escala e em vários níveis de detalhe.

Além de Pompéia, durante a conferência desta semana, os usuários também poderão "caminhar" por Roma.

Os pesquisadores acreditam que a tecnologia poderá ser usada ainda em diversas outras áreas, como jogos, ensino, arquitetura e planejamento, planejamento para lidar com desastres, treinamento e reabilitação médica.

Além dos institutos alemão e suíço, participaram do projeto a Universidade de Roma, o Instituto de Mecânica Aplicada e o Instituto de Engenharia de Controle Automático de Munique.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG