Estatuto autonomista de Santa Cruz tem 85,82% de aprovação

La Paz, 7 mai (EFE).- Com 77,65% das urnas apuradas, o estatuto que prevê a autonomia da região boliviana de Santa Cruz, submetido a referendo no último domingo, já tem 86% de aprovação, segundo um relatório divulgado hoje pela Corte Departamental Eleitoral (CDE).

EFE |

Segundo o texto, o "sim" tem o apoio de 85,82%, equivalentes a 413.319 votos, enquanto que o "não" foi apoiado por apenas 14,18%, o que representa 68.319 votos.

Dos mais de 936 mil eleitores inscritos, 66,1% participaram do pleito.

O referendo de Santa Cruz, a região mais rica e povoada da Bolívia, é considerado ilegal pela Corte Nacional Eleitoral e pelo Governo de Evo Morales. Por causa dos incidentes violentos que aconteceram durante as votações, que deixaram 35 feridos, Morales qualificou o pleito como um "fracasso".

O presidente boliviano também questionou as informações divulgadas por vários meios de comunicação e pelas autoridades opositoras regionais, que declaram que o "sim" ao estatuto venceu com mais de 80% de apoio popular.

O Governo afirma que o texto tem caráter separatista, e garante que a metade da população de Santa Cruz o rejeita, afirmando ainda que a abstenção chegaria a 40% e os votos contrários passariam de 10%. EFE ja/rr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG