Estados Unidos enviarão mais tropas ao Afeganistão

O presidente George W. Bush informou aos aliados de Washington na Otan que tem a intenção de realizar uma significativa adição de tropas americanas no Afeganistão até o próximo ano, informou nesta sexta-feira o secretário de Defesa Robert Gates.

AFP |

Gates disse que Bush fez essa oferta durante um jantar com líderes aliados durante a cúpula da Otan que concluiu nesta sexta, em Bucareste.

"O presidente indicou esperar que os Estados Unidos farão em 2009 uma significativa contribuição adicional de tropas", afirmou.

Gates assinalou que o apoio dos dois partidos majoritários dos Estados Unidos à iniciativa foi suficiente para permitir que Bush fizesse tal promessa, apesar de, no próximo ano, já não ser mais presidente.

"Na minha opinião não importa quem será eleito em novembro, qualquer um que triunfar vai querer ter êxito no Afeganistão. Creio, então, que George W. Bush pode dizer o que disse com toda segurança".

Aliados da Otan propuseram na véspera, em Bucareste, aumentar seus contingentes no Afeganistão para fortalecer substancialmente a força dirigida pela Aliança.

A Casa Branca afirmou que recebeu o compromisso de vários países quanto a um esforço no Afeganistão.

Os Estados Unidos acabam de enviar cerca de 3.500 marines para o país, mas o Pentágono advertiu que sua mobilização será apenas por sete meses.

Segundo Gates, o presidente Bush não disse quantos efetivos mais enviará ao Afeganistão no próximo ano nem em que data o fará.

jm-ddl/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG