Estados Unidos congelará ativos de duas empresas norte-coreanas

Washington, 8 set (EFE).- O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que tomará medidas para congelar os ativos de duas empresas da Coreia do Norte que participam dos programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis do país.

EFE |

O Departamento de Estado disse em comunicado divulgado hoje que a medida estará dirigida contra o Escritório Geral de Energia Atômica e a empresa Korea Tangun Trading Corporation.

O Escritório Geral de Energia Atômica supervisiona o programa nuclear norte-coreano e controla as operações do Centro de Pesquisa Nuclear de Yongbyon.

A Korea Tangun Trading Corporation se encarrega da aquisição de equipes e tecnologia para a pesquisa de defesa e o desenvolvimento de programas, segundo se manifesta no comunicado.

O objetivo do congelamento de ativos é isolar a essas empresas do sistema financeiro americano e proibir que cidadãos ou companhias tenham relações corporativas com elas.

O comunicado, datado na segunda-feira, assinala que o lançamento de um míssil de longo alcance em abril e um teste nuclear realizado em maio indicam "a necessidade de uma vigilância permanente".

Acrescentou que as sanções são coerentes com resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na semana passada o regime norte-coreano anunciou que tinha chegado aos últimos estágios para a criação de uma arma nuclear.

Em abril deste ano manifestou que não participaria de negociações sobre desarmamento nuclear com os Estados Unidos, China, Rússia, Coreia do Sul e Japão. EFE ojl/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG