Estados americanos começam a anunciar resultados das legislativas

No Kentucky, o republicano Rand Paul, integrante do movimento Tea Party, venceu a disputa pelo Senado

iG São Paulo |

No primeiro resultado oficial das eleições legislativas americanas, o republicano Hal Rogers venceu a reeleição e manteve a sua cadeira no Congresso, derrotando o democrata Jim Holbert. Rogers conquistou 78% dos votos, enquanto Holbert conseguiu 21%.

Ainda no Kentucky, o republicano Rand Paul, que faz parte do movimento de extrema-direita Tea Party, venceu a disputa pelo Senado.

Rob Portman, republicano e parte do gabinete do governo George Bush, conquistou a maioria dos votos ao Senado por Ohio.

Em Indiana, o republicano Dan Coats venceu a disputa e garantiu seu assento no Senado. O republicano Jim DeMint venceu a vaga ao Senado pelo Estado da Carolina do Sul.

Na Califórnia, onde os eleitores votaram também sobre a legalização da maconha, eleitores denunciaram problemas nas zonas eleitorais. Segundo alguns eleitores, algumas estações estavam fechadas pela manhã sem explicações.

Participação

As autoridades eleitorais informaram que foi alta a participação dos eleitores nas legislativas americanas realizadas nesta terça-feira.

Com a disposição dos eleitores republicanos em emitir seu voto contra o presidente Barack Obama, os democratas se empenharam em azeitar sua máquina de votação para tentar limitar perdas que se anunciam humilhantes no Congresso.

Nos EUA, a participação do eleitor é tipicamente baixa em eleições não-presidenciais e foi de apenas 47,8% em 2006, o melhor resultado registrado desde 1994, quando 48,3% dos eleitores foram às urnas.

Nas presidenciais de 2008, 63,6% dos eleitores inscritos emitiram seu voto, segundo o Birô de Recesseamento.

*Com AFP, AP e BBC

    Leia tudo sobre: obamaeuaeleições legislativasrepublicanosdemocratas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG