Estado de saúde do papa após queda é bom, diz Vaticano

Cidade do Vaticano, 25 dez (EFE).- O papa Bento XVI está bem, pronunciará hoje a mensagem de Natal e concederá a bênção Urbi et Orbi, afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após a queda que o pontífice sofreu na noite de quinta-feira na Basílica de São Pedro, quando uma mulher pulou uma cerca, agarrou-lhe e o fez perder o equilíbrio durante a Missa do Galo.

EFE |

A mulher, que foi identificada como Susanna Maiolo, uma ítalo-suíça de 25 anos, foi imediatamente imobilizada pelos guardas do Vaticano e internada em um centro psquiátrico, disse Lombardi.

"Ontem à noite, durante a procissão (da Missa do Galo), uma pessoa desequilibrada, Susanna Maiolo, de 25 anos, de nacionalidade ítalo-suíça, pulou a cerca e, apesar da intervenção da segurança, conseguiu chegar até o papa e o agarrar pelo pálio, fazendo-o perder o equilíbrio e cair no chão", disse Lombardi.

O pálio é uma faixa branca com cruzes pretas que pende dos ombros sobre o peito.

O pontífice, disse o porta-voz, levantou-se imediatamente e retomou a procissão até o altar maior da basílica, onde celebrou, "sem nenhum problema", a Missa do Galo.

Na cinfusão, também caiu o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, que fazia parte da procissão. Na queda, ele quebrou o fêmur, motivo pelo qual teve que ser hospitalizado no hospital Gemelli, em Roma.

O porta-voz vaticano disse hoje que o purpurado será operado nos próximos dias e que as condições de Etchegaray são "boas". EFE JL/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG