Esquerda conquista Prefeitura de Bucareste

Bucareste, 15 jun (EFE) - Sorin Oprescu, candidato independente apoiado pela oposição de esquerda, o Partido Social-Democrata (PSD) de Ion Iliescu, venceu hoje as eleições para a Prefeitura de Bucareste. Segundo as pesquisas de boca-de-urna da empresa Insomar, o candidato independente teria conquistado 54,3% dos votos, vencendo Vasile Blaga, do Partido Democrata-Liberal (PDL), também na oposição, mas ligado ao presidente Traian Basescu. De acordo com as primeiras estimativas, Blaga teria obtido 45,7% dos apoios eleitorais na capital romena. Só 21% dos 1.700.

EFE |

000 de cidadãos de Bucareste com direito a voto compareceram às urnas neste segundo turno do pleito municipal.

Se os resultados definitivos confirmarem esta vitória, será a primeira vez, após a queda do regime comunista, em 1989, que a Prefeitura de Bucareste está nas mãos da esquerda.

A vitória de Oprescu (ex-líder do PSD para a capital e que abandonou este partido há só dois meses) poderia ajudar as forças da esquerda a obter um bom resultado nas eleições parlamentares do segundo semestre.

O PSD e o PDL obtiveram cada um cerca de 30% dos votos na primeira rodada das eleições municipais de 1º de junho.

O governamental Partido Nacional Liberal (PNL), do primeiro-ministro, Calin Popescu-Tariceanu, não conseguiu ir ao segundo turno das eleições municipais de Bucareste, enquanto em todo o país obteve 20% dos votos. EFE av/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG