Esquerda austríaca lidera legislativas marcadas por avanço da extrema-direita

Os social-democratas lideram as eleições legislativas antecipadas na Áustria em detrimento dos conservadores, mas a extrema-direita, em forte progressão, é a verdadeira vencedora da votação deste domingo, de acordo com as primeiras pesquisas de boca-de-urna.

AFP |

Segundo as estimativas, o SPO totaliza entre 28,6% e 29% dos votos, o que representa um recuo de mais de 6 pontos percentuais em relação ao resultado obtido em 2006.

Os conservadores do OVP, por sua vvez, reúnem apenas 25,1% dos votos, o que corresponde a uma queda de quase 10 pontos percentuais. Já o partido de extrema-direita FPO ganhou mais de sete pontos, totalizando 17,9% a 18,3% dos votos.

O partido populista BZO de Jorg Haider tem 11,7% a 11,9% dos votos, multiplicando por dois o resultado de 4,1% obtido em 2006. O partido verde reúne 9,7% a 10% dos votos, contra 11,5% há dois anos.

Somando os votos do FPO e do BZO, a extrema-direita obtém um melhor resultado que o de 1999, quando o partido de Haider reuniu 26,9% dos votos.

Se estas estimativas se confirmarem, tanto o partido social-democrata SPO, um dos mais antigos da Europa, fundado em 1885, como os democrata-cristãos do Partido do Povo (OVP), terão registrado os piores resultados de sua história.

pfe/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG