Especialistas desenvolvem ventiladores sem barulho para a ISS

Moscou, 16 out (EFE).- Os especialistas do Instituto Aeroidrodinâmico Central russo desenvolveram e testaram dois ventiladores que quase não produzem barulho para o sistema de sobrevivência da Estação Espacial Internacional (ISS), informou hoje a agência espacial russa Roscosmos.

EFE |

O problema do forte barulho na plataforma orbital é bastante grave, por isso os astronautas têm que dormir com protetores nos ouvidos, segundo a agência oficial "RIA Novosti".

Segundo um porta-voz da Roscosmos, "a criação por parte dos cientistas do instituto deste sistema de ventiladores permite, segundo calculam os pesquisadores, reduzir o nível de barulho entre 5,5 e 8 decibéis, mantendo os parâmetros aerodinâmicos pré-determinados".

"É um índice muito elevado, já que, atualmente, no mundo todo, a redução do nível de barulho entre 1,5 e 2 decibéis é considerada uma quantidade considerável", disse.

Acredita-se que o uso dos novos ventiladores de barulho reduzido melhoraria consideravelmente as condições de trabalho da tripulação da ISS. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG