Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Especialistas descartam avanços sobre mudança climática na Cúpula do G-8

Vários especialistas americanos em temas de mudança climática disseram nesta sexta-feira não esperar anúncios importantes sobre avanços nas negociações internacionais em curso durante a cúpula dos países mais industrializados do planeta (G-8), entre os dias 7 e 9 de julho, na ilha japonesa de Hokkaido.

AFP |

"Houve muito poucos acordos sobre os resultados esperados desse processo (de negociações de vários meses sobre o clima), que poderiam ser anunciados no último dia da cúpula do G-8, em 9 de julho", avaliou Philip Clapp, diretor-adjunto do Pew Environment Group, uma organização de pesquisa com sede em Washington.

"Veremos, provavelmente, um comunicado retórico, dizendo que cada um dos membros do G-8 está comprometido com reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa", comentou.

Segundo ele, "talvez haja um pouco mais de precisões sobre os níveis de redução dessas emissões (...) mas nada realmente importante para avançar no âmbito das negociações internacionais".

Já Mark Helmke, assessor para questões climáticas do senador Richard Lugar (Indiana, norte dos EUA), principal membro republicano da Comissão de Relações Exteriores do Senado, disse que "o projeto americano de criar um fundo no Banco Mundial para ajudar os países em desenvolvimento a produzir tecnologias limpas faz parte, provavelmente, das discussões do G-8".

Ele acrescentou, contudo que "as possibilidades de que o Senado americano vote os fundos para financiar a parte americana dessa iniciativa são muito pequenas para este ano".

js/tt/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG