Especialistas de 50 países e OMS analisam no México pandemia de gripe suína

Especialistas e ministros de 50 países se reunirão com a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) entre quinta e sexta-feira no balneário mexicano de Cancun para falar sobre a vacina contra a gripe suína e sua distribuição, sob a pressão do aumento contínuo do número de infectados no hemisfério Sul do planeta.

AFP |

"Lições aprendidas, preparando para o futuro" é o lema da reunião, da qual participarão Margaret Chan, diretora geral da OMS, dezenas de especialistas e os ministros da Saúde dos países mais afetados pela pandemia, como México, Estados Unidos, Canadá e Chile.

A reunião acontece num momento em que a epidemia de gripe suína se dissipa no México, primeiro país a registrar a doença causada pelo vírus A (H1N1), mas se expande em ritmo preocupante por nações do hemisfério Sul, como Argentina e Chile.

Um dos principais temas do encontro de Cancun, que amargou uma redução drástica no número de turistas em consequência da gripe, será o acesso dos países em desenvolvimento a uma vacina para combater o vírus.

"É urgente garantir, por um lado, o acesso de todos os países em desenvolvimento a uma vacina eficaz, quando estiver disponível. E, claro, garantir a disponibilidade de tratamento adequado para combater a doença", pediram os presidentes do México, Felipe Calderón, e do Chile, Michelle Bachelet, há uma semana.

Grandes laboratórios farmacêuticos se lançaram em uma corrida para produzir o mais rápido possível uma vacina contra a gripe suína. O suíço Novartis já fabricou um primeiro lote, mas descartou doar doses para países pobres e propôs apenas reduzir os preços.

A nível mundial, a gripe suína já contaminou 70.893 pessoas em 116 países e deixou 311 mortos, segundo o mais recente relatório publicado pela OMS, o que representa um aumento de 11.000 novos casos desde o balanço anterior, divulgado na última sexta-feira.

bur-ol/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG