Especialistas apontam líbio como sucessor de Bin Laden

WASHINGTON - O líbio Abu Yahya al Libi, especialista em Islã, comunicador carismático e um dos poucos que conseguiu escapar de uma prisão militar norte-americana, é o herdeiro designado por Osama bin Laden, segundo especialistas antiterrorismo da academia de West Point.

Ansa |

"(Al-Libi) se transformou no aparente herdeiro de Bin Laden, destinado a tomar o controle de todo o movimento da Jihad", disse Jarret Brachman, ex-analista da CIA e que agora dirige as investigações no Combating Terrorism Center (CTC), centro de estudos criado em West Point depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 para estudar o fundamentalismo islâmico. 

Libi aparece com cada vez mais freqüência em vídeos e materiais de propaganda da Al-Qaeda e especialistas militares norte-americanos estão convencidos de que sua meta é dirigir a organização. 

"Uma das razões pelas quais Abu Yahya (al Libi) demonstrou ter tão alto valor para a Al-Qaeda é que diferente de Ayman al Zawahri e Osama bin Laden, Al-Libi tem credenciais religiosas que servem para ajudar a reforçar os fundamentos ideológico e teológico do movimento". 

O líbio é famoso no mundo islâmico desde 2005, quando com três companheiros fugiu da prisão onde o Pentágono o havia detido, na base aérea de Bagram, Afeganistão.

Leia mais sobre: Bin Laden

    Leia tudo sobre: bin laden

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG