Especialista revisará política dos EUA no Paquistão e Afeganistão

Washington, 10 fev (EFE).- O especialista em Oriente Médio Bruce Riedel ficará encarregado de revisar a política dos Estados Unidos em direção ao Afeganistão e Paquistão, informou hoje a Casa Branca.

EFE |

A bordo do avião Air Force One que levava o presidente dos EUA, Barack Obama, a Fort Myers, na Flórida, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, explicou que Riedel, um antigo funcionário da CIA (agência central de inteligência), trabalhará para o líder americano por dois meses.

O relatório deve estar pronto até a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Estrasburgo e no início de abril.

O Governo acredita que é necessária uma política mais ampla para a região, que não se centre só na questão militar, explicou Gibbs.

Riedel, que assessorou três presidentes sobre o Oriente Médio e o sul da Ásia, colaborará com o enviado dos EUA ao Afeganistão e ao Paquistão, Richard Holbrooke, e o conselheiro de Segurança Nacional, James Jones.

Atualmente, Holbrooke se encontra no sul da Ásia, em uma viagem na qual se reuniu com o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e com o primeiro-ministro desse país, Yousaf Raza Gillani, para estudar formas de enfrentar o movimento talibã e a rede terrorista Al Qaeda no Afeganistão. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG