conexão da ETA com Farc, mas descarta com Al Qaeda - Mundo - iG" /

Especialista reconhece conexão da ETA com Farc, mas descarta com Al Qaeda

Valência (Espanha), 16 nov (EFE).- O especialista espanhol sobre terrorismo internacional Fernando Reinares reconheceu hoje a existência de algum tipo de conexão entre o grupo terrorista basco ETA e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

No entanto, o especialista descartou que a ETA tenha mantido contatos com a organização terrorista Al Qaeda, porque, disse, não há "nenhuma prova" que confirme isso.

Reinares, que trabalha para o Real Instituto Elcano espanhol, fez estas declarações em seu discurso diante da 54ª Assembléia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico (Otan), realizada na cidade espanhola de Valência.

"Não, não conhecemos nenhuma conexão entre a ETA e a Al Qaeda, não há nenhuma prova, mas sabemos da conexão entre a ETA e outros grupos armados" relacionados a "atividades terroristas, como as Farc colombianas", disse Reinares, após dar sua conferência sobre a ameaça terrorista na Europa.

O especialista lamentou que a ETA, apesar de contar "com não mais de 100 militantes", continue sendo "protagonista de uma situação única no âmbito das democracias européias", um exemplo "residual" da já desaparecida onda terrorista que assolou este continente entre os anos 60 e 80.

O grupo terrorista ETA foi responsável pela morte de mais de 800 pessoas desde o início dos anos 60 em sua atividade armada para reivindicar a independência do País Basco. EFE cbr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG